Sunday, June 10, 2007

De volta ao caminho...








Olá Pessoal!

Pois é... quem é vivo um dia aparece.

Depois de ter conseguido, finalmente, resolver o meu problema de acesso ao Blog, acabei por deixá-lo de lado.

Ainda assim, penso que seja relevante deixar registrados alguns dos momentos que marcaram este período de ausência (pelo menos neste espaço).

Bom, começamos as aulas em fevereiro. Já faz um bom tempo, né? Desde lá, nos debatemos com uma série de atividades novas e com novas teorias.

A primeira das atividades que foi muito engraçada de ser feita, foi a do texto fotográfico. Engraçada porque fomos, a Iara e eu, num domingo pela manhã, tirar fotos de verduras, legumes, frutas, no sacolão. Dá para imaginar a cena? ehehehehehe.... Ainda bem que não tinha muita gente para chamar a gente de maluca. Bom... no fim das contas, as fotos ficaram legais e o texto também. É claro que não foi mamão com açúcar para ser feito. Tentamos fazer o texto aqui em casa, mas aí descobri que a minha versão do Movie Maker não era a certa. Fomos à faculdade, fizemos uma parte lá e, quando a Iara foi terminar o texto em casa, para adicionar musica e etc e tal, tudo o que tínhamos feito ficou desconfigurado. Lá toca a fazer tudo de novo.... mas ficou legal!!!

Fizemos também mais alguns mapas conceituais. Por incrível que pareça, e por mais que tenhamos reclamado de tanto fazer mapa, agora, quando leio algum texto, parece que já vou selecionando as idéias, como se eu tivesse que fazer um mapa depois da leitura. Pode uma coisa destas?

De todas as atividades feitas, entretanto, acho que a que mais demandou tempo e esforço foi a atividade de ir às escolas, observar aulas e tentar desenvolver com os alunos um projeto de aprendizagem. Apesar do trabalho que deu, das dificuldades que apareceram no meio do caminho, e que não foram poucas, achei bastante recompensador ver o resultado final dos trabalhos dos alunos. Vale a pena ressaltar também o empenho da Simone, que tentou de todas as maneiras levar um pouco da tecnologia para a escola em que ela trabalha e que nem sempre foi bem sucedida. Não por culpa dela, mas por causa de toda uma estrutura de resistência que ainda se encontra em certos ambientes escolares.

Além da ida às escolas, tivemos a realização dos fóruns costumeiros e também de alguns chats na disciplina de Fundamentos Psicopedagógicos. Não sei... mas acho que este foi um período em que a turma meio que deu uma dissipada. Acho que estavámos todos já bem louquinhos com tanta coisa.... Ainda nesta disciplina, estamos agora virando arquitetos. Precisamos construir uma casa. Vamos ver o que dá. Agora, mais uma parceira se juntou à nossa dupla: a Lisete.

Construímos também os robôs. O nosso, coitado, ficou resfriado e na hora de ser apresentado ao grupo não funcionou direito. Ainda assim, o processo de montá-lo e de fazê-lo seguir algumas instruções foi muito divertido.

Encerrando este período, estamos agora também às voltas com as perguntas de pesquisa. Tarefa nada fácil quando há tanta coisa para ser estudada. Delimitar problemas às vezes também se torna um problema. Vou trabalhar com a Simone de novo. Ela será a minha vítima, coitada. Espero que ela sobreviva!!!!

E eu também! eheheheheheheh

Até mais!

1 Comments:

At 7:57 AM, Blogger Emilia said...

Oi Méri, que bom ver você por aqui. Toda vez que abria o teu blog e não via postagem ficava triste. Sim, triste, pois adoro ler o que vc escreve. Você tem uma forma diferente e engraçada de expor suas idéias. Consegue sintetizar bem os assuntos. Espero que agora tudo dê certo. Seja bem-vinda ao mundo dos blogueiros. Um beijo.

 

Post a Comment

<< Home